Mosteiro de Alcobaça
Mosteiro de Alcobaça
Também conhecido como Real Abadia de Santa Maria de Alcobaça, o Mosteiro de Alcobaça é um dos mais importantes exemplos de arquitectura religiosa nacional.
Agregando vários estilos arquitectónicos que vão desde o gótico, ao manuelino, ao maneirista ou ao barroco, o Mosteiro de Alcobaça é por si só um obra de arte.
Foi fundado em 1153 e foi o segundo panteão da monarquia nacional estando ali sepultados, entre outros, D. Pedro I e D. Inês de Castro, cujos túmulos são também eles autênticas obras de arte que merecem ser contemplados.
A sua grandiosidade, arquitectónica, artística, religiosa e histórica é geradora de romarias de crentes e simples curiosos, que fazem do Mosteiro de Alcobaça e da própria cidade um dos destinos patrimoniais nacionais mais procurados não apenas por nacionais mas também além fronteiras, sendo que qualquer um dos diferentes espaços desde majestoso Mosteiro são dignos da tua visita.
O Mosteiro de Alcobaça encontra-se desde 1910 classificado como Monumento Nacional e desde 1989 como Património da Humanidade pela UNESCO, distinções que serve de reconhecimento a todo o valor deste impressionante exemplar património.
Forma em conjunto com o Convento de Cristo, em Tomar e o Mosteiro da Batalha, um conjunto Monumental da região com a chancela da UNESCO e que não deves deixar de visitar.
Foi também reconhecido como uma das 7 Maravilhas de Portugal em 2007, sendo um dos três patrimónios da região Oeste a integrar essa lista, os outros são o Mosteiro da Batalha e o Castelo de Óbidos.
Por todas as razões o Mosteiro de Alcobaça é o ponto central da tua visita a Alcobaça, não deixes de descobrir esta pérola do património nacional!