Pelourinho de Aljubarrota, Alcobaça
Pelourinho de Aljubarrota, Alcobaça
A edificação do Pelourinho de Aljubarrota, Alcobaça deve-se ao facto de Aljubarrota integrar o conjunto das treze vilas dos coutos da abadia cistercience de Alcobaça, fundados pelo Rei D. Afonso Henriques em 1147.
O Pelourinho de Aljubarrota terá sido construído em sequência da atribuição do foral pelo Rei D. Manuel I em 1514, sendo por isso um símbolo de poder mas também de justiça e um testemunho da herança e identidade de Aljubarrota.
Nunca é demais lembrar que Aljubarrota se tornou célebre por ali ter ocorrido a Batalha da Aljubarrota, conflito que opôs as tropas portuguesas comandadas pelo Rei D. João I e pelo Condestável D. Nuno Alvares Pereira contra os castelhanos, liderados por D. Juan I de Castela, corria a tarde do dia 14 de Agosto de 1385.
A Batalha de Aljubarrota é considerada um dos mais gloriosos capítulos da história militar portuguesas e da qual resultaria a construção do Mosteiro da Batalha.
A construção o Pelourinho de Aljubarrota é também um reconhecimento da sua importância histórica.
O Pelourinho de Aljubarrota é mais um dos patrimónios do concelho de Alcobaça que se encontra classificado como Imóvel de Interesse Público, no caso desde 1933, sendo também por isso um local indispensável nas visitas ao concelho.
Podes ainda complementar com a visita à Igreja de São Vicente de Aljubarrota, ao Núcleo de Arte Sacra de Aljubarrota e com a visita à Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres que em conjunto formam um percurso patrimonial e museológico com visita guiada promovida pela Junta de Freguesia de Aljubarrota.
Ali bem perto do Pelourinho há ainda os vários motivos de interesse da Rua Direita.
Não deixes de visitar este local cheio de histórias para descobrir.